Vários fatores podem fazer com que os consumidores fiquem menos sensíveis ao preço dos produtos, como por exemplo a satisfação ou o posicionamento dos produtos como sendo de origem local. Porém, descobriu-se que uma maneira mais eficaz de reduzir essa sensibilidade ao preço seria ativar a identidade local do consumidor. Essa identidade local trata do respeito desse consumidor com a cultura e tradições locais e também a identificação desse com indivíduos da comunidade local. Também se encontrou que a ativação da identidade local levaria o consumidor a ser menos sensível ao preço não só de produtos de origem local, mas também os de origem global. Como exemplo, podemos destacar as propagandas do HSBC, que é um banco internacional de origem inglesa, que ressaltavam características locais de alguns estados brasileiros. Assim, empresas multinacionais podem usar estratégias de comunicação para ativar a identidade local do consumidor, fazendo com que ele tenha uma menor sensibilidade aos preços de seus produtos.

Fonte: Huachao Gao, Yinlong Zhang, and Vikas Mittal (2017) How Does Local–Global Identity Affect Price Sensitivity?. Journal of Marketing: May 2017, Vol. 81, No. 3, pp. 62-79.