Toda empresa que possui equipe de vendas pode enfrentar o problema da saída voluntária de vendedores. Quando se tratam de vendedores que atendem outras empresas o problema pode ser ainda maior. Isso acontece pois um laço é criado entre vendedor e comprador. Nesse contexto, foi comprovado que  a saída voluntária de um vendedor reduz as vendas anuais em até 17%. Uma importante descoberta nessa área mostrou que, se o vendedor que saiu for substituído por um vendedor recentemente contratado, as vendas caem 21,6%. Por outro lado, se a substituição for feita por um colaborador da empresa, a queda nas vendas é bem menor (11%). Além disso, contrariando o senso comum, substituir esse vendedor por outro com ótimos resultados no passado não ajuda a manter as vendas. O que pode contribuir para a manutenção das vendas é  substituir o vendedor por outro com características similares ao que saiu (gênero, idade, tempo de casa, etc.).

Fonte: Huanhuan Shi, Shrihari Sridhar, Rajdeep Grewal, and Gary Lilien (2017) Sales Representative Departures and Customer Reassignment Strategies in Business-to-Business Markets. Journal of Marketing: March 2017, Vol. 81, No. 2, pp. 25-44