O uso de propagandas em jogos eletrônicos é uma prática conhecida por profissionais de marketing. Em 2010, por exemplo, alguns jogos para PlayStation 3® mostravam propagandas do macarrão instantâneo da marca CupNoodles®. Essas inserções de produtos em jogos ajudam a aumentar a consciência de marca, e podem ser uma ferramenta interessante no lançamento de novos produtos. A evolução da tecnologia possibilita o desenvolvimento de estratégias mais avançadas de interação entre marcas e clientes por meio de video games. Hoje já é possível proporcionar ao consumidor a “utilização” de produtos em realidade virtual. No jogo The Sims 2®, por exemplo,  os participantes podem decorar suas casas com móveis da IKEA®, empresa multinacional sueca famosa na venda de móveis e utilidades domésticas. Em um estudo recente, pesquisadores canadenses e suíços conseguiram comprovar que a divulgação de melhorias em produtos por meio de jogos é mais eficaz do que as divulgações tradicionais (em vídeo ou imagens). O ambiente de jogo aumenta o nível de curiosidade dos consumidores, gerando maior abertura às novidades proporcionadas pelas marcas. Como a interação virtual proporciona uma experiência próxima à realidade, os consumidores conseguem perceber as vantagens do produto de forma fácil, contribuindo para uma maior aceitação das inovações.

Fonte: Jessica Müller-Stewens, Tobias Schlager, Gerald Häubl, & Andreas Herrmann (2017) Gamified Information Presentation and Consumer Adoption of Product Innovations. Journal of Marketing: March 2017, Vol. 81, No. 2, pp. 8-24.