Quanto mais os consumidores compartilham suas opiniões e experiências online, maior a oportunidade das empresas alavancarem seus negócios. Pesquisas já demonstraram que as interações com outras pessoas de fato influenciam o comportamento dos consumidores. Recentemente, descobriu-se que (i) as interações sociais online e (ii) os incentivos monetários (programas de benefícios) aumentam a chance dos consumidores usarem novamente produtos e serviços. Além disso, quando ambas coexistem, as interações sociais são mais efetivas do que os incentivos monetários. Descobriu-se, também, que quanto mais os consumidores ganham experiência com a plataforma onde interagem, menor a importância das interações em si. As empresas que oferecem ferramentas de interação online em suas plataformas de serviços ou de vendas de produtos podem se beneficiar dessas informações. Investir na interação dos consumidores pode aumentar a participação destes na plataforma, podendo-se assim reduzir custos de investimentos em programas de benefícios.

 

Fonte: Kamer Toker-Yildiz, Minakshi Trivedi, Jeonghye Choi, and Sue Ryung Chang (2017) Social Interactions and Monetary Incentives in Driving Consumer Repeat Behavior. Journal of Marketing Research: June 2017, Vol. 54, No. 3, pp. 364-380.