Solicitar aos consumidores que eles economizem recursos ao utilizar algum tipo de produto ou serviço é benéfico tanto para o meio ambiente, quanto para as empresas. Por exemplo, um hotel que solicita aos seus clientes que apaguem a luz ao sair do quarto está economizando dinheiro e, também, reforçando um comportamento ambientalmente amigável. O problema neste tipo de estratégia é que o consumidor pode perceber esse pedido como uma maneira da empresa se beneficiar à custa dos consumidores, gerando um comportamento de resistência e/ou contrário ao solicitado. Dessa forma, os consumidores não só duvidam das ações de responsabilidade socioambiental, como também podem desperdiçar recursos ao invés de economizá-los. Afim de evitar esse efeito negativo, empresas que desejam aderir a estratégias dessa natureza devem deliberadamente mostrar aos consumidores que elas também estão dispendendo esforços em outras ações pró-ambientais.

Fonte:  Wenbo Wang, Aradhna Krishna, and Brent McFerran (2017) Turning Off the Lights: Consumers’ Environmental Efforts Depend on Visible Efforts of Firms. Journal of Marketing Research: June 2017, Vol. 54, No. 3, pp. 478-494.