Um desafio na indústria do entretenimento (ex.: filmes, livros, música) é gerenciar e integrar as diversas plataformas de consumo. Essa característica multiplataforma é chamada de formato cruzado. Por exemplo, músicas podem ser consumidas tanto em shows ao vivo quanto em aparelhos eletrônicos por meio de álbuns. No caso da indústria da música o efeito do formato cruzado gera uma dependência entre essas duas formas de consumo, de maneira que a venda de álbuns gera maior consumo de shows ao vivo e vice-versa. No entanto, a tecnologia vem criando mudanças nos hábitos de consumo, e com a música não poderia ser diferente. Em estudo recente, verificou-se que, mesmo com o advento da tecnologia, a dependência de formatos continua sendo verdade, porém ela se tornou assimétrica. Desta forma um artista que é bem-sucedido na venda de álbuns tende a elevar o consumo de shows ao vivo, mas um artista que tem grande público em shows ao vivo não necessariamente terá uma alta venda de álbuns. Isso acontece principalmente pela desagregação de músicas causada pela tecnologia, ou seja, hoje é muito mais fácil um consumidor ter acesso (legal ou ilegalmente) a músicas individuais do que a álbuns inteiros.