Você sabe o que é crowdsourcing? Crowdsourcing é uma forma de “terceirizar” a geração de ideias à uma grande quantidade de pessoas. Essa técnica vem sendo utilizada por empresas para gerar novos produtos. Busca-se dar voz aos consumidores para que eles opinem sobre novos produtos ou melhorias em produtos existentes. Esse formato de co-criação de valor tem se mostrado bastante eficaz no desenvolvimento de inovações que estejam alinhadas com as necessidades dos consumidores.

 

Descobriu-se, recentemente, que além de trazer benefícios técnicos para o desenvolvimento de produtos, o crowdsourcing pode ajudar os gestores de marketing a turbinar as vendas de novos produtos. Por exemplo, se a empresa que utilizou essa técnica para desenvolver um novo produto anunciar o mesmo como “idealizado por consumidores”, as vendas aumentam em média 20%, comparado aos produtos sem o anúncio de “origem”. Isso ocorre, pois, sabendo que o produto foi desenvolvido a partir de ideias de clientes, espera-se que ele tenha maior qualidade e realmente satisfaça de melhor forma as necessidades dos consumidores.

Fonte: Hidehiko Nishikawa, Martin Schreier, Christoph Fuchs, and Susumu Ogawa (2017) The Value of Marketing Crowdsourced New Products as Such: Evidence from Two Randomized Field Experiments. Journal of Marketing Research: August 2017, Vol. 54, No. 4, pp. 525-539.