Por Victoria Vilasanti

 

Sabe-se que indivíduos que fazem refeições fora de casa tem maior tendência a consumir alimentos menos saudáveis (indulgentes), o que a longo prazo pode trazer alguns malefícios à saúde. Qual seria, então, uma forma de influenciar os consumidores a se alimentarem de maneira mais saudável? Descobriu-se recentemente que a proximidade física entre consumidor e o alimento é um fator de grande influência no processo de escolha, de forma que quando o alimento está mais próximo do consumidor ele tende a optar por alternativas mais saudáveis. Por exemplo, um indivíduo que está em um restaurante onde o garçom serve uma porção de comida, provavelmente escolherá alimentos mais indulgentes do que um indivíduo que está em um restaurante onde ele mesmo serve sua própria comida. Isso acontece porque o primeiro está mais distante do alimento e, portanto, atribui o senso de responsabilidade pela escolha para o garçom, aliviando sua culpa de uma escolha menos saudável. Por outro lado, aquela pessoa que está servindo a própria comida atribui a si mesma a responsabilidade pela escolha, optando por opções alimentares que não lhe causarão culpa.