Por Helison Bertoli

 

Existe diferença entre uma recomendação “Eu gostei do produto” e outra “Eu recomendo este produto”? Aparentemente sim. Já sabemos que as recomendações de outras pessoas influenciam as compras de um consumidor. Porém, um estudo recente explorou como diferentes maneiras de expressar uma opinião podem impactar as compras. Descobriu-se que consumidores tem maior chance de escolher um produto que alguém recomendou do que um produto que alguém gostou. A opinião “eu recomendo este produto” não só demonstra que o consumidor gostou do produto, mas também, que tem mais conhecimento, tornando sua opinião mais persuasiva. Apontou-se, ainda, que consumidores menos experientes são mais propensos a “recomendar” um produto do que apenas mostrar que “gostaram” deste. A explicação para tanto é que consumidores menos experientes não consideram os diversos fatores que podem levar uma pessoa a gostar do produto, logo, acreditam que se eles gostaram do produto, outras pessoas também irão, e assim, o recomendam.

Esses resultados mostram que ao receber opiniões com “recomendações”, os consumidores devem ter mais atenção e analisar com maior cuidado a experiência do opinante. Para os gestores de marketing, esse estudo mostra que destacar opiniões que “recomendam” um produto pode trazer melhor resultado nas vendas. Por outro lado, se a preocupação for o bem-estar dos consumidores, a melhor opção é incentivar que as opiniões indiquem qual tipo de público eles acreditam que irá gostar do produto.

 

Fonte: Grant Packard and Jonah Berger (2017) How Language Shapes Word of Mouth’s Impact. Journal of Marketing Research: August 2017, Vol. 54, No. 4, pp. 572-588.