Imagine a seguinte situação: você está habituado a comprar café da marca Melitta. Em um dia qualquer você recebe a informação de que o supermercado onde você faz suas compras começará a vender uma famosa marca colombiana de café nas próximas semanas. Você fica animado com a informação e imagina que em sua próxima compra irá adquirir o café colombiano ao invés do café Melitta. No entanto, ao chegar ao supermercado, você é informado que os estoques do café colombiano acabaram. O que acontece nesta situação? Qual café você compra? Continua comprando o café da marca Melitta? Descobriu-se que em situações como esta, onde o consumidor visualizou uma situação de desejo de compra de um novo produto e esse produto se tornou indisponível, ele tende a descartar suas escolhas anteriores (compra habitual) e buscar um outro produto similar. Isso acontece porque a situação gera no consumidor alguns sentimentos negativos, que fazem com que ele rejeite a escolha que está habituado.  Esse tipo de informação é uma oportunidade para marcas que desejam aumentar seu market share. Por exemplo, os gestores devem observar os momentos em que acontecem faltas de estoque de produtos concorrentes para aumentar suas vendas.

Por Victoria Vilasanti

Fonte: Aaron M. Garvey, Margaret G. Meloy, and Baba Shiv (2017) The Jilting Effect: Antecedents, Mechanisms, and Consequences for Preference. Journal of Marketing Research: October 2017, Vol. 54, No. 5, pp. 785-798