A inspiração, que é um estado motivacional temporário, pode ser utilizada como uma “ferramenta” pelos gestores de marketing. Essa inspiração faz a ponte entre o planejamento e a realização de ideias. Por exemplo, quando um consumidor decide que vai fazer o almoço (ideia), porém não sabe qual prato cozinhar, ela vai até o Pinterest para buscar algumas receitas (inspiração) antes de fazer o almoço efetivamente (realização). No contexto de consumo, a inspiração pode levar a mudanças na avaliação das marcas e, também, no comportamento de compra dos consumidores. Isso acontece porque a inspiração facilita a transição entre a recepção de uma ideia de consumo e a realização desse efetivamente. É interessante notar que a inspiração é um estado temporário, mas a experiência que ela gera entre a marca e o consumidor é duradoura, o que pode aumentar a satisfação do consumidor, bem como índice de recompra. Dessa forma, sugere-se que as marcas criem conteúdos que possam servir de inspiração para os consumidores, aumentando a utilização de seus produtos.

Por Victoria Vilasanti

Fonte: Tim Böttger, Thomas Rudolph, Heiner Evanschitzky, and Thilo Pfrang (2017) Customer Inspiration: Conceptualization, Scale Development, and Validation. Journal of Marketing: November 2017, Vol. 81, No. 6, pp. 116-131.