Quando desenvolver um novo produto para o mercado e quando buscar um fornecedor? A resposta é depende. Descobriu-se que comprar uma solução pronta, por exemplo, uma das peças para um produto que você lançará, aumenta a qualidade do produto na época do lançamento, em especial se a tecnologia for complexa. Isso acontece, pois, a empresa terá acesso a diversos vendedores que podem ter tecnologias mais avançadas. No entanto, desenvolver o produto inteiro dentro da própria empresa melhorará a qualidade do produto no futuro, especialmente quando houver reclamações. Isso por que, com o tempo, a empresa que desenvolve o produto internamente acaba tendo vantagens decorrentes do aprendizado (tentativa e erro). Um importante achado dessa pesquisa é que, independente da escolha, a empresa precisa possuir capacidade de desenvolvimento de novos produtos. Essa habilidade vai fazer com que os contratos com os vendedores de tecnologia sejam mais bem elaborados no caso da compra de tecnologia e, por outro lado, fará com que a empresa aprenda mais eficientemente no caso do desenvolvimento do produto. Dessa forma, a resposta à pergunta inicial vai depender da estratégia da empresa e do tipo de produto a ser desenvolvido.

Por Flávio Osten

Fonte: Kartik Kalaignanam, Tarun Kushwaha, and Tracey A. Swartz (2017) The Differential Impact of New Product Development “Make/Buy” Choices on Immediate and Future Product Quality: Insights from the Automobile Industry. Journal of Marketing: November 2017, Vol. 81, No. 6, pp. 1-23.