É comum gastarmos um tempinho no Facebook todos os dias, não é mesmo? Além de ler notícias e assistir vídeos engraçados, também nos deparamos com alguns produtos que nossos amigos ou páginas de lojas divulgam. Quanto maior o uso das redes sociais em momentos diferentes, maior é a chance de que alguma informação relacionada a compras nos será apresentada. Assim, o uso das redes sociais pode levar a um aumento nas compras online. Em contrapartida, o tempo que se gasta nas redes sociais substitui o tempo que gastamos realizando outras atividades online, incluindo compras. Em média, os consumidores gastam cerca de 30% do tempo de Internet nas mídias sociais e 8% nas compras online. Fica a dúvida: o que podemos esperar dessa relação entre compras online e redes sociais?

Pesquisadores responderam essa pergunta ao acompanhar a atividade online de consumidores por mais de um ano. O que se descobriu é que o uso cumulativo das redes sociais está associado positivamente com as compras online. Além disso, quanto maior o tempo gasto com redes sociais, maior é o número de lojas nas quais os consumidores realizam suas compras. Porém encontraram um detalhe interessante: imediatamente após um longo intervalo usando as redes sociais, os consumidores tendem a comprar menos. Ou seja, no curto prazo a relação entre compras online e redes sociais é negativa, porém no longo prazo ela passa a ser positiva. Gestores de marketing podem identificar os perfis de consumidores que demonstram esse uso cumulativo de redes sociais e comportamentos de compra online. Dessa maneira, podem planejar ações de marketing para esse grupo e melhorar as vendas da sua marca.

Por Helison Bertoli

Fonte: Yuchi Zhang, Michael Trusov, Andrew T. Stephen, and Zainab Jamal (2017) Online Shopping and Social Media: Friends or Foes?. Journal of Marketing: November 2017, Vol. 81, No. 6, pp. 24-41.