Todos os dias mais de 4.000 novos aplicativos de celular (Apps) são disponibilizados para download no Google Play e na App Store. Desse montante, mais de 80% são desenvolvidos por empresas de pequeno porte, que contam com baixos orçamentos para gastos com propaganda. Assim, uma estratégia comum para tentar chamar a atenção dos consumidores é o oferecimento de versões grátis do App. O intuito dessa ação é diminuir a incerteza em relação à qualidade e aumentar a rapidez na adoção da versão paga. Porém descobriu-se que o oferecimento de versões grátis não é a melhor estratégia para aumentar as vendas da versão paga. Aliás, existe um efeito negativo: quando a empresa oferece a versão grátis, os consumidores demoram mais para baixar a versão paga. Pesquisadores mostraram que outros dois fatores são importantes para diminuir a incerteza do consumidor e impulsionar as vendas: Avaliação dos Usuários e Reputação do Desenvolvedor. Dessa forma, sugere-se que as empresas ofereçam a versão completa do aplicativo para usuários da marca e peçam por avaliações detalhadas. Essas avaliações devem ser, então, postadas na página de download para aumentar a adoção do aplicativo por outros consumidores.

Por Lucas Finoti 

Fonte: Sandeep Arora, Frenkel ter Hofstede, and Vijay Mahajan (2017) The Implications of Offering Free Versions for the Performance of Paid Mobile Apps. Journal of Marketing: November 2017, Vol. 81, No. 6, pp. 62-78.