Uma das motivações para as marcas criarem e manterem páginas no Facebook consiste nas interações e conexões que elas podem proporcionar entre seus fãs. Esse contato com outros indivíduos pode proporcionar opiniões e informações sobre os produtos da marca, o que podem ajudar o consumidor a alcançar suas metas de consumo. Assim, proporcionar um ambiente para que essas interações ocorram parece benéfico para a marca. Mas será que essas interações online podem trazer algum efeito negativo para marca?

Aparentemente sim. Quando o consumidor desenvolve algumas conexões e interações sociais ele aumenta a sua intenção em alcançar suas metas de consumo, aumentando também o quanto ele tende a gastar com produtos. Porém, muitas conexões acabam tendo um impacto inverso. Após um certo ponto, uma grande quantidade de interações acaba atrapalhando o consumidor. Com um alto número de conexões, também há uma grande quantidade de informações, que sobrecarregam o consumidor e diminuem suas intenções de consumo. Além disso, consumidores inexperientes acabam sentindo os efeitos dessa influência de maneira mais intensa.

Gestores de comunidades de marcas devem sim utilizar essas interações e conexões em benefício da marca, porém precisam ter atenção em relação à sobrecarga de informações. Sugere-se que mecanismos de monitoramento sejam utilizados para evitar que essa sobrecarga não desejada aconteça.

Helison Bertoli                                

Fonte: Cheng Zhang, Chee Wei Phang, Qingsheng Wu, and Xueming Luo (2017) Nonlinear Effects of Social Connections and Interactions on Individual Goal Attainment and Spending: Evidences from Online Gaming Markets. Journal of Marketing: November 2017, Vol. 81, No. 6, pp. 132-155.