O e-mail marketing é uma tecnologia barata que possibilita a comunicação direta com consumidores. Por esse motivo, mais de 80% das empresas utilizam as mensagens por e-mail como ferramenta de marketing, porém, é comum as empresas cometerem erros ao utilizá-la. Entre os erros mais recorrentes está a sobrecarga de mensagens aos clientes. Para resolver esse problema, pesquisadores americanos analisaram a relação entre a quantidade de e-mails enviada pela empresa, a visualização das mensagens e o comportamento de compra dos clientes. Por meio de um modelo estatístico, os pesquisadores determinaram que a quantidade ideal de e-mails varia entre 5 e 14 por mês e depende do comportamento de compra anterior do cliente. Assim, a empresa precisa primeiro dividir os clientes de acordo com a quantidade de compras realizadas em (1) Alta, (2) Média e (3) Baixa. Após essa classificação, deve-se seguir a seguinte lógica:

 

  • Para clientes classificados em nível ALTO de compra, deve-se enviar entre 5 e 7 e-mails por mês.
  • Para clientes classificados em nível MÉDIO de compra, deve-se enviar entre 6 e 10 e-mails por mês.
  • Para clientes classificados em nível BAIXO de compra, deve-se enviar entre 12 e 14 e-mails por mês.

Por Lucas Finoti

Fonte: Xi (Alan) Zhang, V. Kumar, and Koray Cosguner (2017) Dynamically Managing a Profitable Email Marketing Program. Journal of Marketing Research: December 2017, Vol. 54, No. 6, pp. 851-866.