Infelizmente a propaganda enganosa ainda é uma prática muito comum dentre algumas marcas. Quando essa prática é descoberta pelos consumidores, ela pode trazer uma série de consequências negativas, tais como a queda de vendas e perda de valor de marca. Mais especificamente, descobriu-se que quando uma marca é pega fazendo propaganda enganosa sua receita de vendas cai entre 12% e 67% no ano. Esse cenário pode ser agravado caso a mentira contida na propaganda seja o argumento central da diferenciação daquele produto. Ademais, as marcas mais novas são mais prejudicadas do que marcas mais antigas e conhecidas no mercado, de forma que as últimas conseguem repor as perdas no longo prazo. Mas o que acontece com as marcas que retiram os falsos argumentos da propaganda de forma proativa, sem a coação dos consumidores ou de uma agência reguladora? Os autores desta pesquisa propõem que marcas que retiram os argumentos falsos proativamente teriam menos danos tanto em avaliações quanto em lucros. No entanto, os autores sugerem que seja realizada uma nova pesquisa para confirmar esta hipótese.

Por Victoria Vilasanti

Fonte: Anita Rao and Emily Wang (2017) Demand for “Healthy” Products: False Claims and FTC Regulation. Journal of Marketing Research: December 2017, Vol. 54, No. 6, pp. 968-989.