Atualmente várias empresas vêm dedicando parte de seu orçamento para publicidade em mídias online. De toda a publicidade online feita, quase metade é dedicada a banners publicitários. Mas será que esses banners de publicidade online são capazes de impactar os consumidores, aumentando as visitas ao site da empresa e as vendas offline? Um estudo foi conduzido para responder essas dúvidas e os resultados indicam que empresas que vendem seus produtos em canais offline podem sim se beneficiar de publicidade feita em banners online. Porém, para aprofundar as análises, a pesquisa também dividiu consumidores em dois grupos: aqueles que visitaram o site da empresa há menos de 4 semanas (consumidores recentes) ou há mais de 4 semanas (consumidores não-recentes). Com essa divisão, descobriram que para os consumidores não-recentes a efetividade dos banners deve ser medida por meio das visitas ao site, geradas por intermédio dos banners (visto que essas visitas geram mais vendas offline). Também se revelou que os consumidores recentes realizam mais compras offline após verem os banners online, devido a maior consciência da marca após à exposição. Porém, não se encontra para estes uma influência dos banners em gerar mais tráfego no site. Esse resultado pode ser atribuído ao fato de que os consumidores recentes tendem a satisfazer suas necessidades com as informações encontradas nos banners e, assim, não se direcionam ao site. Esses resultados esclarecem para os gestores de marketing o papel que as publicidades em banners online podem ter nas vendas offline, além de demonstrar que a forma com a qual eles impactam os consumidores pode ser diferente dependendo do último ponto de contato do consumidor com a empresa.

 Por Helison Bertoli

Fonte: Lara Lobschat, Ernst C. Osinga, and Werner J. Reinartz (2017) What Happens Online Stays Online? Segment-Specific Online and Offline Effects of Banner Advertisements. Journal of Marketing Research: December 2017, Vol. 54, No. 6, pp. 901-913.