As empresas têm apostado cada vez mais nas mídias sociais como ferramentas de marketing. O Twitter®, por exemplo, pode ser utilizado como um canal de comunicação direta com o consumidor, o que possibilita respostas mais rápidas da empresa e melhora o relacionamento com os clientes. Nesse sentido, pesquisadores chineses descobriram que a utilização do Twitter® como ferramenta de marketing pode aumentar a demanda pelos produtos das empresas usuárias. O foco do estudo foram empresas de comunicação, mais especificamente entretenimento televisivo. Descobriu-se que, quando uma empresa realiza um tweet sobre determinado programa, a audiência pode aumentar até 77%. Quando usuários bem relacionados compartilham (ReTweet) a mensagem da emissora, um acréscimo de 33% ainda é observado. Recomenda-se, então, que as empresas elaborem tweets sobre seus produtos e contratem usuários influentes (ex. celebridades da internet) para compartilharem seus conteúdos. Também é importante que os produtos sejam de fácil aquisição para que as estratégias de comunicação via Twitter® tenham o resultado desejado, afinal o efeito desse tipo de estímulo é mais curto do que o das comunicações tradicionais.

Por Lucas Finoti

Fonte: Shiyang Gong, Juanjuan Zhang, Ping Zhao, and Xuping Jiang (2017) Tweeting as a Marketing Tool: A Field Experiment in the TV Industry. Journal of Marketing Research: December 2017, Vol. 54, No. 6, pp. 833-850.