As franquias podem ser consideradas sistemas interdependentes entre a marca mãe (franquia) e as lojas franqueadas. Desta forma, o sucesso da franquia depende diretamente do sucesso dos franqueados e, consequentemente, a falência de um franqueado tem grande impacto sobre a franquia. Afim de evitar a falência de franqueados, as franquias dispõem de diversos mecanismos de governança. Dentre eles estão (i) a seleção de franqueados, (ii) a socialização de franqueados, (iii) os incentivos e (iv) o monitoramento. A seleção e a socialização de franqueados estão ligados aos requisitos de habilidade, ou seja, garantir que o franqueado esteja dentro dos critérios e padrões estabelecidos pela franquia. Já os incentivos e o monitoramento estão ligados a motivação dos franqueados com relação a desempenho financeiro e abertura de novos negócios. Utilizar estes mecanismos de governança em conjunto não só garante o sucesso de um franqueado como também determina o bom funcionamento de todo o sistema de franquias.

Por Victoria Vilasanti

Fonte: Kersi D. Antia, Sudha Mani, and Kenneth H. Wathne (2017) Franchisor–Franchisee Bankruptcy and the Efficacy of Franchisee Governance. Journal of Marketing Research: December 2017, Vol. 54, No. 6, pp. 952-967.