Quando um supermercado faz uma propaganda na televisão ou quando um corretor de seguros liga para seu cliente o resultado esperado é o mesmo: vendas. A comunicação de marketing, quer seja por meio de comunicação de massa, propaganda direcionada ou mesmo vendas pessoais, tem o poder de ajudar as empresas melhorarem suas vendas. No entanto, nem sempre essa venda acontece no mesmo dia ou no mesmo mês em que a propaganda é realizada. Uma revisão completa das pesquisas sobre esse tema mostrou que cerca de 60% do efeito da comunicação não acontece imediatamente. Sendo mais específico, 68% das vendas após uma ação de vendas pessoais acontecerão nos próximos 12 meses, 52% das vendas decorrentes de uma comunicação em massa acontecerão nos próximos 3,4 meses e 63% do efeito da propaganda direcionada acontecerá nos próximos 2 meses. Com base nessas informações o profissional de marketing conseguirá prever e contabilizar o retorno de cada uma das ações de comunicação.

 Por Flávio Osten

Fonte: Christine Köhler, Murali K. Mantrala, Sönke Albers, and Vamsi K. Kanuri (2017) A Meta-Analysis of Marketing Communication Carryover Effects. Journal of Marketing Research: December 2017, Vol. 54, No. 6, pp. 990-1008.