A compra de termos de busca responde por quase metade de todo o investimento em propaganda na internet. Após adquirir um termo (adword), a empresa precisa decidir qual será a mensagem mostrada quando o potencial cliente buscar por esse termo.  A escolha dessa mensagem, no ambiente offline, passa normalmente por um processo de desenvolvimento, de onde saem 3 ou 4 opções. Essas opções são, então, avaliadas por meio de testes A/B. No entanto, a realização de testes A/B no ambiente online pode demorar vários meses (devido ao baixo número de cliques nos anúncios – CTR). Esse problema é agravado porque o ambiente virtual permite que dezenas de mensagens diferentes sejam apresentadas para clientes diferentes. Como decidir qual mensagem apresentar (qual tem maior potencial de clique)? Pesquisadores adaptaram um método (usado para classificação de jogadores de xadrez) que permite comparar dezenas de opções sem precisar realizar testes de todas elas de duas em duas. Esse método basicamente compara pares de propagandas, quando uma se sai melhor que a outra ela “ganha” uma pontuação que é “retirada” da perdedora. Deve-se salientar, que essa “pontuação” depende do poder do anúncio em gerar atenção, interesse, desejo de compra e ação (AIDA). Para saber mais sobre o modelo e como decidir quais propagandas usar, por favor leia o artigo na íntegra.

 Por Flávio Osten

Fonte: Oliver J. Rutz, Garrett P. Sonnier, and Michael Trusov (2017) A New Method to Aid Copy Testing of Paid Search Text Advertisements. Journal of Marketing Research: December 2017, Vol. 54, No. 6, pp. 885-900.