Com a presença das empresas em ambientes online, onde o acesso aos dados sobre clientes e seu comportamento é facilitado pelos avanços da tecnologia, a necessidade de medir a eficácia das ações de marketing torna-se mais evidente. Porém, para medir a efetividade de uma campanha, precisamos saber não só como os clientes se comportam ao receber o anúncio, mas também como se comportariam caso não o tivessem recebido. As alternativas atuais para viabilizar essa avaliação da efetividade são caras e ainda apresentam pontos de ineficácia na medição. Para atender a necessidade de uma metodologia mais adequada para esse tipo de avaliação, desenvolveu-se recentemente o método dos “Anúncios Fantasmas”. O método tem esse nome porque torna os anúncios visíveis apenas para um grupo de consumidores, mas não para outro, permitindo assim a análise das diferenças entre ambos. Além disso, esse novo método apresenta como vantagem maior aleatoriedade dos indivíduos entre os grupos, já que as metodologias anteriores falhavam nesse quesito. Aumenta-se também a precisão com a qual se mede a efetividade das campanhas, outro ponto importante para gestores. Para saber mais sobre esse novo método, não deixe de ler o artigo na integra!

 Por Helison Bertoli

Fonte: Garrett A. Johnson, Randall A. Lewis, and Elmar I. Nubbemeyer (2017) Ghost Ads: Improving the Economics of Measuring Online Ad Effectiveness. Journal of Marketing Research: December 2017, Vol. 54, No. 6, pp. 867-884.