A prática de descontos é uma ferramenta do marketing bastante utilizada em diversos setores. Além de gerar aumento nas vendas, os descontos também podem ajudar as empresas a construir relacionamentos com clientes. Ainda que gere resultados positivos, o desconto aumenta os custos para a empresa. Então, você sabe o quanto deve investir em descontos para que tenha maiores chances de desenvolver um bom relacionamento com o cliente?

Recentemente descobriu-se que descontos muito baixos ou muito altos tendem a gerar resultados negativos em um relacionamento a longo prazo. Isso acontece porque quando uma empresa oferece um desconto muito alto ela cria uma expectativa de descontos elevados e recorrentes. Quando o cliente não encontra essa frequência de descontos esperada, ele tende a buscar uma marca substituta. Já quando a empresa oferece descontos baixos, o cliente tende a não percebe-los. Assim, o ideal para empresas que estão buscando criar e manter relacionamentos com clientes é oferecer um desconto inicial moderado (de 15 a 20%). Desta forma, o consumidor percebe e espera benefícios ao se relacionar com a empresa, mas sem expectativas de descontos extraordinários.

Por Victoria Vilasanti

Fonte: M.J. del Rio Olivares, Kristina Wittkowski, Jaakko Aspara, Tomas Falk, and Pekka Mattila (2018) Relational Price Discounts: Consumers’ Metacognitions and Nonlinear Effects of Initial Discounts on Customer Retention. Journal of Marketing: January 2018, Vol. 82, No. 1, pp. 115-131.