É melhor que as lojas de uma mesma franquia estejam próximas ou distantes entre si? Depende! Historicamente as opiniões se dividem: alguns defendem que a proximidade é benéfica, pois gera conhecimento de mercado que pode ser compartilhado. Já outros argumentam que isso gera competição interna, dividindo os lucros e baixando o rendimento individual de cada loja. Nesse sentido, uma pesquisa recente mostrou que a proximidade é apenas um dos pontos que influencia nos resultados gerais de cada franquia.

Além da proximidade, é preciso saber se as lojas têm motivação para compartilhar o conhecimento que possuem. Por exemplo: quando um mesmo proprietário possui mais de uma loja franqueada em uma mesma região, há uma tendência maior de criar formas de aproveitar o conhecimento gerado em uma loja para melhorar o desempenho da outra.

Também, o tempo de experiência da franquia é um ponto a ser considerado. Lojas franqueadas com mais tempo de existência têm uma habilidade maior para compartilhar informações. Então, quando uma nova loja é inaugurada próxima a outras já estabelecidas, a mais recente tem uma maior tendência de apresentar melhores resultados, por poder absorver esse conhecimento já desenvolvido nas demais lojas. A pesquisa traz resultados que ajudam gestores que já possuem ou pretendem implantar uma franquia, pois oferece direcionamentos sobre diferentes problemas que esse tipo de empreendimento pode enfrentar.

Por Isadora Tonet

Fonte: Moeen Naseer Butt, Kersi D. Antia, Brian R. Murtha, and Vishal Kashyap (2018) Clustering, Knowledge Sharing, and Intrabrand Competition: A Multiyear Analysis of an Evolving Franchise System. Journal of Marketing: January 2018, Vol. 82, No. 1, pp. 74-92.