É melhor que as lojas de uma mesma franquia estejam próximas ou distantes entre si? Depende! Historicamente as opiniões se dividem: alguns defendem que a proximidade é benéfica, pois gera conhecimento de mercado que pode ser compartilhado. Já outros argumentam que isso gera competição interna, dividindo os lucros e baixando o rendimento individual de cada loja. Nesse sentido, uma pesquisa recente mostrou que a proximidade é apenas um dos pontos que influencia nos resultados gerais de cada franquia.
Além da proximidade, é preciso saber se as lojas têm motivação para compartilhar o conhecimento que possuem. Por exemplo: quando um mesmo proprietário possui mais de uma loja franqueada em uma mesma região, há uma tendência maior de criar formas de aproveitar o conhecimento gerado em uma loja para melhorar o desempenho da outra.
Também, o tempo de experiência da franquia é um ponto a ser considerado. Lojas franqueadas com mais tempo de existência têm uma habilidade maior para compartilhar informações. Então, quando uma nova loja é inaugurada próxima a outras já estabelecidas, a mais recente tem uma maior tendência de apresentar melhores resultados, por poder absorver esse conhecimento já desenvolvido nas demais lojas. A pesquisa traz resultados que ajudam gestores que já possuem ou pretendem implantar uma franquia, pois oferece direcionamentos sobre diferentes problemas que esse tipo de empreendimento pode enfrentar.
Por Isadora Tonet