As comunidades online são plataformas que facilitam a interação e troca de informações entre pessoas. Quanto mais interações sociais acontecem na plataforma, maior é a chance que consumidores sejam contagiados pelos comportamentos de outros indivíduos.  Para melhor entender como este contágio social dentro das comunidades pode influenciar o padrão de consumo dos seus usuários, um estudo analisou uma comunidade de um jogo multiplayer online. Neste estudo, os pesquisadores coletaram (i) o padrão de atividade, (ii) as conexões e amigos e (iii) o histórico de compras dentro do jogo de cada usuário, tanto para produtos funcionais – por exemplo, equipamentos que melhoram o desempenho do personagem – quanto produtos mais hedônicos, como por exemplo, vestimentas que tem uma função puramente estética, podendo ajudar a imagem do jogador frente outros usuários. Os resultados demonstraram que as interações sociais dentro do jogo aumentam as compras. Dessa maneira, consumidores que viam seus colegas de diversão gastando em produtos tendiam a gastar mais dentro do jogo. Também constataram que essa influência era maior para produtos hedônicos (que ajudavam na imagem do jogador) do que para os funcionais (que melhoravam a performance no jogo). Recomenda-se aos gestores de comunidades online que invistam em ferramentas que promovam a interação entre usuários para que, assim, consumidores apresentem maiores taxas de compras dentro da plataforma.

Por Helison Bertoli

Fonte: Eunho Park, Rishika Rishika, Ramkumar Janakiraman, Mark B. Houston, and Byungjoon Yoo (2018) Social Dollars in Online Communities: The Effect of Product, User, and Network Characteristics. Journal of Marketing: January 2018, Vol. 82, No. 1, pp. 93-114.