Considerando as 500 maiores empresas listadas no ranking da Fortune, 73% estão presentes no Twitter®, 66% possuem página no Facebook® e 62% adicionam conteúdo em seus canais do YouTube®. Mas será que a participação nas redes sociais gera resultados para tais companhias? Um estudo recente revelou que quando o conteúdo é gerado pela empresa, ela passará a ser mais conhecida, porém com menor influência na intenção de compra dos consumidores. Sempre que as marcas possuem alta ou baixa qualidade, haverá a recomendação para novos consumidores. No entanto, no longo prazo marcas de baixa qualidade tendem a ter resultado inferior.

Por outro lado, quando os consumidores são os responsáveis pela criação, compartilhamento ou viralização do conteúdo, o resultado será uma maior satisfação, intenção de compra, conhecimento da marca e valor para a empresa. Mas então, as empresas conseguem melhorar seu desempenho com a presença nas redes sociais? A resposta direta é sim, os acionistas podem obter lucro, aumentar a qualidade percebida, o engajamento e o boca-a-boca com a utilização dos conteúdos espontâneos nas redes sociais. Porém é necessário cautela! Assegure-se que o produto da sua empresa possui qualidade, pois, caso contrário, os efeitos negativos serão perceptíveis no longo prazo.

Por Rafael Demczuk

Fonte: Anatoli Colicev, Ashwin Malshe, Koen Pauwels, and Peter O’Connor (2018) Improving Consumer Mindset Metrics and Shareholder Value Through Social Media: The Different Roles of Owned and Earned Media. Journal of Marketing: January 2018, Vol. 82, No. 1, pp. 37-56.