Patrocinar celebridades é uma estratégia comum para empresas globais, porém, essa estratégia é de fato capaz de trazer resultados para as empresas? Pensando nessa questão, pesquisadores buscaram estudar o resultado gerado quando empresas combinam mídias planejadas com patrocínio de celebridades. Descobriu-se, então, que o uso de patrocínio é capaz de gerar visibilidade para a marca e aumentar os resultados de vendas. Além disso, observou-se que conforme o ciclo de vida do produto a relação entre o investimento em mídias tradicionais e a exposição da marca por meio do patrocínio muda. Quando o produto está em um estágio inicial, as empresas podem reduzir a verba de mídias tradicionais se a celebridade estiver com alta visibilidade. Conforme o produto avança no estágio de vida, a mídia tradicional e a visibilidade do patrocínio tornam-se complementares, sendo necessário investir em ambos.

Por Antonio Pisicchio

Fonte: Timothy P. Derdenger, Hui Li, and Kannan Srinivasan (2018) Firms’ Strategic Leverage of Unplanned Exposure and Planned Advertising: An Analysis in the Context of Celebrity Endorsements. Journal of Marketing Research: February 2018, Vol. 55, No. 1, pp. 14-34.