Plataformas de negócios entre clientes são cada vez mais comuns (ex. Mercado Livre, Airbnb, Kickstarter). Um tipo de plataforma que tem crescido muito é a de empréstimos. Neste tipo de plataforma uma pessoa ou empresa que precisa de empréstimo faz a solicitação e outras pessoas fornecem o dinheiro, cabendo à plataforma apenas a avaliação de crédito. Assim, um investidor avalia para quem emprestar com base nas informações de crédito e características da operação (valor, taxa de juros e prazo). Nesse ponto uma dúvida surge: se o solicitante colocar informações adicionais sobre o empréstimo (ex. motivo e como pretende pagar) o investidor tenderia a ser mais favorável? Descobriu-se que isso depende do histórico de crédito do solicitante. Se ele for muito bom, é melhor não escrever mais nada, pois seu crédito fala por si. Entretanto, quando as informações de crédito não são boas, o solicitante pode sentir necessidade de explicar a situação. Neste caso, é melhor prestar informações mais detalhadas (longas) do que apenas algumas palavras, isso por quê textos mais longos passam a impressão de mais qualidade e esforço. Enfim, os resultados dessa pesquisa podem ser aplicados em outras plataformas de trocas entre clientes. Por exemplo, no Airbnb, se o imóvel que você pretende alugar tiver características consideradas boas, o melhor a fazer é não escrever mais nada e deixar que estas características “falem por si”.

Por Flávio Osten

CALDIERARO, Fabio et al. Strategic Information Transmission in Peer-to-Peer Lending Markets. Journal of Marketing, 2018.