Os consumidores possuem diversas opções de varejistas para fazer suas compras de comida. Existem pequenas lojas de bairro, mercados, supermercados, atacarejos e os clubes de compra. Os clubes de compra, tais como o Sam’s Club e o Makro, são locais de compra que cobram um valor anual para que o cliente seja associado. Em geral ficam em lugares mais distantes, vendem produtos em quantidades maiores e cobram valores menores por unidade. Espera-se que famílias que fazem suas compras nesses clubes gastem menos e tenham a chance de comprar produtos mais saudáveis – que normalmente são mais caros. Porém, uma pesquisa recente mostrou que isso não acontece, ou seja, o dinheiro economizado é utilizado para comprar mais quantidade dos mesmos produtos. Isso por que o produtos menos saudáveis possuem um prazo de validade maior. Dessa forma, como as compras são em grandes quantidades, as famílias não conseguem comprar grandes quantidades de produtos perecíveis. Assim, surge uma ótima oportunidade para os clubes de compra. Como é pouco provável que eles parem de vender produtos em grande quantidade, a sugestão é que agrupem diferentes produtos saudáveis/perecíveis em “cestas”. Assim as famílias interessadas em melhorar a qualidade de suas compras podem ter acesso a uma variedade de produtos maior sem modificar o modelo de negócios dos clubes de compra.

Por Flávio Osten

Fonte: Ailawadi, K. L., Ma, Y., & Grewal, D. (2018). The Club Store Effect: Impact of Shopping in Warehouse Club Stores on Consumers’ Packaged Food Purchases. Journal of Marketing Research