As mídias sociais impactam as estratégias de marketing, bem como seu retorno sobre as vendas. Algumas empresas, para obter mais resultado desse importante canal de comunicação, precisam investir muitos recursos para fortalecer sua presença digital. Ainda, a utilização dos chamados influencers (que podem ser atores, youtubers, atletas, entre outros) continua sendo uma incógnita tanto para as empresas quanto para a academia. As estratégias em mídias sociais envolvem escolhas complexas como: Qual o tipo de conteúdo a ser manifestado na comunicação? Qual será o parceiro a ser escolhido? Qual será o produto ofertado? Um estudo realizado na indústria de filmes, onde os filmes são considerados produtos e os atores como parceiros de marca. Verificou-se que na comunicação de mídia social, o tipo do produto deve ser relacionado com imagem do parceiro para gerar mais vendas. Ainda, os resultados são potencializados quando o influencer possui uma comunidade de fãs ativa. Já quando a imagem dos influencers não está relacionada ao produto, as vendas caem, pois há maior distração nos consumidores. Portanto, a empresa deve buscar influencers ativos em mídias sociais e a mensagem a ser divulgada deve estar relacionada diretamente com o produto.
Por Bruna C. Costa
FONTE:  Kupfer, A.-K., Pähler vor der Holte, N., Kübler, R. V., & Hennig-Thurau, T. (2018). The Role of the Partner Brand’s Social Media Power in Brand Alliances. Journal of Marketing, 82(3), 25–44. https://doi.org/10.1509/jm.15.0536