Imagine dois refrigerantes da marca Coca-Cola, um com a quantidade normal de calorias (149 kcal) e outro com zero calorias. Será que dependendo da posição destes produtos na gôndola você seria direcionado a escolhas mais saudáveis? Essa foi a base de uma pesquisa recente, a qual mostrou que, para os consumidores que estão de dieta, a exibição dos itens de maneira ordenada (ex: do maior [2,5 litros] para o menor [350 ml] volume, ou da menor [“zero”] para a maior quantidade de calorias [149 kcal]) aumenta a intenção de compra de produtos mais saudáveis. Tal escolha é justificada pela importância dada à diferenciação entre o menor e o maior número, o qual recebe destaque devido ao alinhamento na exibição dos produtos. Os resultados permitem que gestores direcionem seus investimentos por meio da correta seleção da posição dos produtos nos pontos de venda, não apenas físico, mas também online ou em folhetos.
Por Rafael Demczuk
Fonte: Abhijit Guha, Abhijit Biswas, Dhruv Grewal, Sandeep Bhowmick, and Jens Nordfält (2018) An Empirical Analysis of the Joint Effects of Shoppers’ Goals and Attribute Display on Shoppers’ Evaluations. Journal of Marketing: May 2018, Vol. 82, No. 3, pp. 142-156.