Qual o impacto de dizer que uma marca tem excelência em design de produtos? Parece óbvio que uma marca reconhecida pelo excelente design de produtos tem melhores resultados, não é mesmo? Em mercados de consumo B2C (business to consumer) existe um aumento da demanda com esse reconhecimento. No entanto, no mercado B2B (business to business) a relação não é tão direta. Existem dois fatores que podem influenciar o crescimento do valor de mercado. O primeiro deles é o conhecimento e a experiência do CEO, uma vez que sua experiência financeira e mercadológica ajuda a diminuir as incertezas de demanda. O segundo fator é o critério utilizado pelo cliente para classificar a marca como tendo um design excelente (ex: função, forma ou ambos). Se o critério for “ambos”, a função e a forma, irá existir uma percepção no mercado de maior risco financeiro e altos preços de produto. Assim, observa-se que o reconhecimento de excelência de design também é benéfico para empresas B2B, porém as empresas devem ter maior atenção com os fatores citados acima para que haja aumento do valor de mercado.

Por Victoria Vilasanti

Fonte: Boyd, D. E., & Kannan, P. K. (2018). (When) Does Third-Party Recognition for Design Excellence Affect Financial Performance in Business-to-Business Markets?. Journal of Marketing, 82(3), 108-123.