Além dos leilões tradicionais (ex: Ebay e Mercado Livre), existem também os “leilões de pagamento voluntário”, no qual todos os licitantes são obrigados a pagar pelo seu lance mais alto. Mas será que essa modalidade funciona para quaisquer finalidades? Os resultados de uma recente pesquisa demostraram que, quando a finalidade é a caridade, haverá maior pressão social para a realização das doações, resultando em maiores arrecadações. Já quando o leilão é privado, os lances únicos trarão melhores resultados. Assim, a arrecadação dos leilões está diretamente relacionada ao seu foco (para ações filantrópicas ou para fins privados), ao tipo de leilão (normal ou pagamento voluntário) e aos valores ofertados. Tais resultados auxiliam os gestores na decisão e até mesmo na combinação dos estilos de leilões para o acréscimo da receita obtida. Devem atentar-se à aceitação dos compradores para que não haja distorção nos incentivos de aumento dos lances e a consequente redução do valor arrecadado. Para explicações mais detalhadas sobre as diferenças entre o leilão tradicional e leilão de pagamento voluntário e os cálculos realizados, acesse o artigo na íntegra.

Por: Rafael Demczuk

Fonte: Haruvy, E., & Popkowski Leszczyc, P. T. (2018). A study of bidding behavior in voluntary-pay philanthropic auctions. Journal of Marketing, 82(3), 124-141.