Agências reguladoras e políticas governamentais fazem parte do ambiente externo das empresas e, muitas vezes, geram algum tipo de custo para as mesmas. Pensando nesses custos, empresas americanas disponibilizam fundos para cuidar proativamente do ambiente político e regulatório. Este fundo é chamado de capital de gestão política (CGP) e, geralmente, ele contribui para o aumento de valor da empresa.
Um estudo recente conduzido nos EUA demostrou que o CGP pode ajudar a diminuir o risco sistemático das empresas (i.e. relação entre as ações* e os retornos de mercado). Isso acontece por dois motivos: Primeiro, o CGP atua como uma forma de “seguro” quando há variações negativas de mercado. Segundo, os investidores tendem a acreditar que movimentações constantes de CGP asseguram uma maior experiência e, consequentemente, maior proteção contra flutuações de mercado. Um cuidado que os gestores devem ter é a proporção de investimentos em CGP em relação à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), pois eles podem ser vistos como substitutos. Assim, uma empresa que tem grandes investimentos em CGP pode sinalizar ao mercado menos qualidade ou limitações em inovação. Desta forma, gestores devem ficar atentos aos investimentos em CGP como uma ferramenta que auxilia na imagem e relacionamento com investidores.
Por Victoria Vilasanti
Fonte: Martin, K. D., Josephson, B. W., Vadakkepatt, G. G., & Johnson, J. L. (2018). Political Management, Research and Development, and Advertising Capital in the Pharmaceutical Industry: A Good Prognosis?. Journal of Marketing, 82(3), 87-107.