Por Cecília Souto Maior

Quando a morte está por perto, seu esforço de comunicação pode passar despercebido. Um estudo recente mostrou que embora informações relacionadas à morte, como assassinatos, acidentes e doenças,  estejam amplamente presentes em jornais e canais de entretenimento, consumidores expostos a essas informações ficam menos sensíveis a promoções. Assim, sua estratégia pode passar despercebida porque o impacto de tais informações leva consumidores a valorizar questões pessoais, como o amor e os laços de amizade. Mas, se da morte ninguém escapa, o que fazer para salvar sua estratégia?

Se você expõe seu produto em canais que podem apresentar informações relacionadas à morte, o melhor a fazer é combinar promoções e descontos com estímulos que explorem valores mais pessoais e intrínsecos. Por exemplo, o anúncio daquele combo com preço especial da academia deve ser combinado com o benefício de fazer novos amigos.

Mas precisamos lembrar que a morte nem sempre é inimiga! Anúncios com informações que podem não ser bem recebidas, tais como produtos mais caros ou novas embalagens com menos conteúdo, podem passar despercebidos pelo consumidor. Isso acontece porque os consumidores ficam menos sensíveis a estes detalhes quando a morte está por perto.

Fonte: Huang, Z., Huang, X., & Jiang, Y. (2018). The Impact of Death-Related Media Information on Consumer Value Orientation and Scope Sensitivity. Journal of Marketing Research, 55(3), 432-445.