Por: Bruna C. Costa

Sites e plataformas de relacionamento funcionam por meio de códigos de computação complexos que cruzam diversas características de usuários para gerar pares “compatíveis”. Nessas empresas, a principal questão a ser gerenciada é a relação entre eficácia das combinações e o lucro. Isso porque, diferentemente de negócios convencionais em que o aumento da eficácia gera aumento da receita, nos sites e plataformas de relacionamento o aumento da eficácia pode gerar diminuição de receita. Para entender como isso funciona  é necessário analisar de onde vem a receita desse tipo de negócio. Existem duas fontes possíveis de receita:

(i) os usuários que pagam pela inscrição ou pela navegação;

(ii) os anunciantes que pagam por banners e pop-ups de propaganda.

Você percebe que as duas fontes estão relacionadas com a quantidade de inscritos? Pois bem, as empresas precisam de eficácia para que os usuários fiquem satisfeitos e para atrair novos usuários. Contudo, uma vez que conseguem a combinação desejada, esses usuários desativam seus cadastros e o site ou plataforma de relacionamento perde uma fonte potencial de receita.  Assim, as empresas acabam adotando códigos que não fazem a combinação “perfeita” para que elas mantenham sua fonte potencial de receita.

Um recente estudo apresentou um modelo que engloba todos esses fatores e que auxilia a tomada de decisão sobre implementar ferramentas mais eficazes ou não. Essa mesma lógica também é aplicável a sites e plataformas de emprego, onde a receita vem de anúncios de empresas que ofertam vagas e da inscrição de pessoas que buscam empregos. Para mais detalhes do modelo, acessar o artigo na íntegra em: http://journals.ama.org/doi/pdf/10.1509/jmr.16.0423.

 

FONTE: Wu, Y., Zhang, K., & Padmanabhan, V. (2018). Matchmaker Competition and Technology Provision. Journal of Marketing Research, 55(3), 396–413. https://doi.org/10.1509/jmr.16.0423