Por Rafael Demczuk

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais podemos compartilhar informações, bem como acompanhar e comparar o progresso de metas. Como exemplo podemos citar o uso do aplicativo Nike+ Running, o qual permite postar nas redes sociais o progresso do usuário para que seus amigos acompanhem e incentivem suas atividades. Mas será que tal prática sempre é vista positivamente quando as metas são similares?

Uma pesquisa recente demonstrou que quando as pessoas estão na metade do progresso, elas evitam compartilhar seu avanço em relação ao objetivo. A justificativa é a necessidade de evitar possíveis comparações negativas que levarão à diminuição da motivação e uma consequente ameaça à identidade do indivíduo. Deste modo, nem sempre o ato de incentivar o compartilhamento dos avanços, como no caso no Nike+ Running, trarão os resultados esperados para as empresas. Para isso é preciso conhecer o estágio que o consumidor se encontra e com quem o compartilhamento será realizado.

FONTE: Szu-Chi Huang. (2018). “Social Information Avoidance: When, Why, and How It Is Costly in Goal Pursuit. “Journal of Marketing Research: 55 (3), 382-395.