Por: Bruna C. Costa

Sabe-se que a quantidade de parceiros influencia o poder e a posição de um agente em uma rede de relacionamentos. Contudo, quando falamos de redes sociais, as empresas têm dificuldade em lidar com a dinâmica que existe nesse tipo de rede, pois páginas que têm muitos seguidores não apresentam garantia de sucesso. Isso porque, as atividades de marketing na rede podem resultar em aumento de demanda (resultado a curto prazo) mas também podem influenciar o relacionamento com consumidor (resultado a longo prazo). Um grupo de pesquisadores realizou um estudo para verificar como atividades específicas direcionadas para seguidores impactam os resultados da empresa. A pesquisa apresentou um modelo para cálculo do sucesso de ações em redes sociais considerando atividades específicas e a evolução da estrutura da rede. Isso quer dizer que as ações em redes sociais não devem levar em consideração somente a evolução dos indicadores (por exemplo, curtidas em posts no Facebook), mas sim, que existe um aspecto de longo prazo. Ainda, a estrutura da rede traz um resultado dinâmico para essas ações, abrangendo não só quantos seguidores a empresa tem, mas também sua rede de relacionamentos.

FONTE: Ansari, A., Stahl, F., Heitmann, M., & Bremer, L. (2017). Building a Social Network for Success. Journal of Marketing Research, 55(3), 321–338. https://doi.org/10.1509/jmr.12.0417