Por Helison Bertoli

 

Os gestores de marketing sabem que um importante elemento para gerar mais vendas são as recomendações online.  Produtos com recomendações favoráveis em sites e mídias sociais tendem a receber maior preferência dos consumidores. Porém, alguns profissionais de marketing ainda se questionam sobre como a competitividade geográfica, isto é,  o número de competidores em uma mesma região, pode influenciar a quantidade de recomendações que uma empresa recebe em ambientes online. Um estudo recente demonstrou que os três tipos de competitividade têm relação com a quantidade de recomendações online. Mais do que isso, esse trabalho demonstrou que em baixos níveis de competitividade o número de recomendações tende a ser menor. Conforme a competitividade aumenta, também cresce a quantidade de recomendações, porém, apenas até um ponto médio de competição. Após esse ponto médio, o aumento da competitividade começa a reduzir a quantidade de recomendações oferecidas. Esse efeito de inversão ocorre porque consumidores tendem a buscar mais informações quanto maior for a competição em um dado ambiente. Entretanto, em um dado momento, o número de opções (ofertas) é maior do que a capacidade dos consumidores em considerar o conjunto de escolha e é nesse ponto que a inversão ocorre. Gestores de marketing podem usar os resultados desse estudo para avaliar o impacto da presença de competidores próximos ao seu ambiente geográfico nas recomendações online e traçar estratégias para melhorá-las.

 

Liu, A. X., Steenkamp, J. B. E., & Zhang, J. (2018). Agglomeration as a Driver of the Volume of Electronic Word of Mouth in the Restaurant Industry. Journal of Marketing Research.