Por Isadora Tonet

Por muito tempo, a prática e a pesquisa em marketing trataram do conceito de ofertas que tenham valor para o consumidor, verificando como os produtos e serviços poderiam possuir e entregar valor. Contudo, no contexto atual, as ofertas nem sempre estão surgindo apenas no formato de produtos ou serviços. Elas tem se apresentado como plataformas de interação digital, que conectam vários componentes que interagem entre si.

É o caso do Apple Watch e do Nike Plus, que é um dispositivo desenvolvido para praticantes de corrida e que permite diversas interações, como por exemplo entre os usuários, com o produto, bem como a empresa. Cada uma dessas interações gera valor para ambas as partes. Ou seja, o valor não foi gerado apenas porque o produto físico possui e entrega valor, mas foi a interação entre os elementos que gerou valor para os envolvidos.

Essa nova forma de compreender as ofertas fez com que gestores e pesquisadores começassem a olhar para o conceito de oferta por uma nova perspectiva. Nesse sentido, uma dupla de pesquisadores de marketing propuseram um novo entendimento sobre o que é uma oferta: ao invés de compreender que as ofertas são elementos que possuem valor, os autores sugerem que as ofertas são um meio em que o valor vai emergir. Ou seja, o valor será criado em meio às interações de elementos (pessoas, artefatos, processos e interfaces) que são conectados por meio de plataformas. Cada um desses componentes pode ter inúmeras combinações de interações entre si e cada uma dessas interações podem gerar valor tanto para aqueles que se engajam com a plataforma (usuários) como para quem promove a plataforma (empresas/organizações). Assim, o valor é criado em parte pelo usuário e em parte pela plataforma.

Entender melhor os diferentes arranjos de interações que podem ocorrer dentro dos sistemas ajuda as empresas a visualizar novas fontes de valor que muitas vezes passam despercebidas e que podem potencializar os resultados para todos os envolvidos.

 

Fonte: RAMASWAMY, Venkat; OZCAN, Kerimcan. Offerings as Digitalized Interactive Platforms: A Conceptual Framework and Implications. Journal of Marketing, v. 82, n. 4, p. 19-31, 2018.