Por Helison Bertoli

 

No mercado é muito comum verificar profissionais que migraram da área de vendas para ir trabalhar com marketing. Essa mudança entre departamentos dentro da empresa pode desenvolver nos funcionários habilidades interfuncionais e um maior entendimento do funcionamento dos outros departamentos da empresa, podendo gerar, assim, maiores capacidades individuais e organizacionais. Porém, algumas desvantagens encontradas nesse processo são os custos do aprendizado da nova função (financeiro e de tempo) e também, caso seja mal gerenciada, a mudança de departamentos pode prejudicar o desempenho do funcionário/departamento. Para entender como se dá esse processo de mudança de vendas para o marketing é necessário levar em conta 4 etapas: (i) A motivação para a mudança, (ii) Como os funcionários conquistam a posição, (iii) A preparação para assumir o cargo, e (iv) Os desafios encontrados na nova posição. Gestores que pretendem realizar estas movimentações na sua empresa devem se atentar a alguns importantes aspectos:

1 – Fazer uma seleção criteriosa dos funcionários: avaliando se o indivíduo tem uma predisposição ao marketing e características que facilitem sua transição, como por exemplo, ter uma postura proativa ao feedback.

2 –  Fornecer uma cultura de colaboração: disponibilizando instruções ao funcionário que mudou de departamento. Os aspectos culturais da organização, como a abertura à mobilidade interna e o estabelecimento de papéis que sejam culturalmente favoráveis à transição, devem ser encorajados para permitir transições bem-sucedidas.

3 –  Incentivar uma preparação direcionada: fomentando a comunicação aberta entre os funcionários prestes a serem transferidos com os profissionais atuais do marketing e fornecendo um maior acesso aos dados relevantes da empresa.

 

Johnson, J. S., & Matthes, J. M. (2018). Sales-to-Marketing Job Transitions. Journal of Marketing82(4), 32-48.