Por: Rafael Demczuk

 

Embora cerca de 70% dos produtos alimentícios sejam transgênicos, há questionamento por parte dos consumidores e de órgãos legais sobre a transparência e malefícios de tais produtos. Diante de tal conflito emerge a seguinte questão: Como modificar as crenças morais e legais sobre o consumo dos transgênicos? Este foi o cerne de um recente estudo, o qual demostrou que muitas das concepções sobre os transgênicos são resultado de crenças morais. Especificamente, a percepção dos consumidores de que os produtos transgênicos violam as leis da natureza. As empresas podem reverter este pensamento indicando de forma transparente por que os produtos foram geneticamente modificados pelo homem, bem como destacando a utilidade do produto. Tais ações farão com que os consumidores aumentem a aceitação e desvinculem a percepção da imoralidade destes produtos. Gerencialmente, o estudo demostra como as empresas podem romper as barreiras morais e legais mantendo uma relação transparente com os consumidores por meio de sua comunicação de marketing (ex. embalagens e propagandas).

 

Fonte:

Hingston, S. T., & Noseworthy, T. J. (2018). Why Consumers Don’t See the Benefits of Genetically Modified Foods, and What Marketers Can Do About it. Journal of Marketing.