Por Antonio Pisicchio

O trailer é a ferramenta mais tradicional para a divulgação de filmes. Atualmente, com o aumento do uso da internet e de opções de entretenimento, observa-se que os consumidores estão cada vez mais com a atenção dividida, o que tem impactado na eficiência dessa estratégia. Dessa forma, produtores de cinema, canais e plataformas tem buscado alternativas para a divulgação de filmes e séries.

Assim, tem aumentado consideravelmente o uso de short clips (vídeos com duração média de 20 ou 30 segundos, compostos de diversas cenas retiradas dos trailers). Porém, será que short clips são eficientes para atrair o público? E qual a melhor forma de produzi-los? Essas são questões que pesquisadores buscaram responder através de uma série de estudos, nos quais, com o auxílio de equipamentos de reconhecimento facial, observaram como os short clips despertam emoções nos consumidores e como influenciam a propensão a assistir os filmes.

Descobriram então que os short clips têm impacto na escolha dos consumidores, e que a melhor forma de montar os short clips é com aproximadamente 4 cenas, colocando cenas mais longas e de maior impacto no final do clip. Descobriu-se também que, ao utilizar essa estrutura, aumenta-se a intenção do público em assistir aos filmes e a eficiência na divulgação dos mesmos.

 

Fonte:  LIU, Xuan et al. Video Content Marketing: The Making of Clips. Journal of Marketing, v. 82, n. 4, p. 86-101, 2018.