Por Victoria Vilasanti

Você sabe como que o uso smartphone dentro de lojas físicas tem influência nas suas compras? Até pouco tempo atrás acreditava-se que o uso do smartphone dentro das lojas fazia com que os consumidores comprassem menos, devido à distração gerada pelo celular. No entanto, mais recentemente verificou-se que essa distração causada pelos aparelhos móveis na verdade faz com que os consumidores comprem mais itens, que não estavam planejados. Isso acontece porque o desvio de atenção faz com que os consumidores passem mais tempo dentro da loja. Consequentemente, eles desviam do “caminho” que normalmente fazem dentro da loja com mais facilidade e passam mais tempo olhando para as prateleiras. Esse efeito de aumento nas compras é condicionado pela idade dos consumidores, de forma que pessoas mais jovens sofrem menor influência, uma vez que têm maior capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. Por outro lado, adultos e idosos são mais vulneráveis às distrações causadas pelo uso do smartphone. Gestores de marketing podem utilizar essa informação para criar estratégias que incentivem o uso do celular durante as compras, tais como: oferecer wi-fi e pontos para que os consumidores recarreguem seus dispositivos móveis.

Fonte: Grewal, D., Ahlbom, C. P., Beitelspacher, L., Noble, S. M., & Nordfält, J. (2018). In-Store Mobile Phone Use and Customer Shopping Behavior: Evidence from the Field. Journal of Marketing82(4), 102-126.