Branding (as)simétrico: como o design de logo e a personalidade de uma marca podem agregar valor a ela?

Por Ana Claudia Jesbick

Branding (as)simétrico: como o design de logo e a personalidade de uma marca podem agregar valor a ela? Qual é o impacto da logo da empresa no seu valor de marca? Um recente estudo
demonstrou que a construção de uma personalidade distinta e favorável da marca, aliada a um logotipo bem projetado, podem ser elementos-chave para a resposta dessa pergunta.  Foi identificado que a escolha de um logotipo³ com design assimétrico (vs. simétrico) favorece a avaliação de marcas que apresentam uma personalidade excitante². Isso acontece porque a assimetria visual tende a elevar o sentimento de excitação do consumidor, fazendo com que ele compreenda melhor a relação entre o logo e a personalidade da marca¹. Essa combinação pode, por sua vez, estimular percepções de sinceridade, competência e robustez. Também pode impactar em avaliações mais positivas como a satisfação, lealdade, disposição a pagar além de estimular o boca-a-boca. Em contrapartida, uma incoerência assimilada sobre personalidade e simetria do logo pode afetar negativamente o valor da marca. Os dados do estudo reforçam a importância de considerar a coerência entre elementos de marca que são mais sensoriais (por exemplo, logotipos) e mais cognitivos (por exemplo, personalidade de marca), pois a sinergia entre eles pode beneficiar a marca tanto em relação ao seu valor baseado no cliente, quanto ao desempenho financeiro.

Fonte: Luffarelli, J., Stamatogiannakis, A., & Yang, H. (2019). The Visual Asymmetry Effect: An Interplay of Logo Design and Brand Personality on Brand Equity. Journal of Marketing Research, 56(1), 89-103.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *