Por Cecília Souto Maior

Antropomorfismo de marca é o termo adequado para designar marcas com características humanas, como o rosto da marca LG, a Malu do Magazine Luiza, o arroz Tio João, etc. Esta estratégia tem o objetivo de aumentar a conexão entre consumidores e marca, fazendo-os tê-las como preferidas. Embora muito utilizada, antropomorfizar marcas nem sempre é uma boa ideia. Uma pesquisa recente demonstrou que quando consumidores buscam diferenciação social, as características humanas da marca diminuem a capacidade dos consumidores de se expressarem como únicos. O resultado é que, comparado com marcas não-antropomórficas, as antropomorfizadas têm menos possibilidade de serem escolhidas e são avaliadas de maneira pior. Mas calma! Antes
de pensar em aniquilar toda forma humana da sua marca, precisamos lembrar que este resultado só é válido para marcas de produtos que sãousados em público e com consumidores que querem mostrar para a sociedade o quanto eles são únicos.

Fonte: Puzakova, M., Aggarwal, P., & Hoegg, J. (2018). Brands as Rivals: Consumer Pursuit of  Distinctiveness and the Role of Brand Anthropomorphism. Journal of Consumer Research,  45(4), 869-888.