Por Fancielle Frizzo

Você já teve alguma experiência com um software ou aplicativo que você usou gratuitamente até aparecer uma mensagem de pagamento?

No mundo digital, essa prática é denominada como “freemium”. O modelo de negócio freemium oferece às pessoas a possibilidade de usarem um produto ou serviço de graça, dentro de um limite pré-estabelecido. Caso ultrapassem o limite ou queiram obter mais vantagens e funcionalidades, podem adquirir a versão premium, mediante o pagamento de um valor. Para as empresas que utilizam essa estratégia, um dos grandes desafios é converter os clientes da versão gratuita em usuários pagantes.

Uma forma de aumentar a efetividade do modelo freemium é estender a linha de produtos, oferecendo uma terceira opção com preço e qualidade diferente ao da oferta premium vigente (tanto superior quanto inferior à oferta atual). Um estudo recente confirmou que há um aumento de demanda pelo produto premium, bem como um aumento na receita global da empresa quando uma nova versão de produto é introduzida.

 

FONTE: Gu, X; Kannan, P.K.; & Ma, L. (2018). Selling the Premium in Freemium. Journal of Marketing, 82(6), 10-27.