Por Isadora Tonet
Eventos populares, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas são  percebidos como uma oportunidade para aumentar as vendas por meio de promoções que aproveitem a visibilidade desses eventos. Mas será que somente baixar os preços durante esses eventos é realmente um bom negócio? Um estudo recente analisou dados de 242 marcas de 30 categorias de bens de consumo em relação às vendas originadas de promoções de preço. Os resultados mostraram que preços promocionais durante eventos populares tem melhor retorno de vendas (9,3% maior) do que fora desses períodos. No entanto, os dados também mostram que as empresas fazem menos propagandas das promoções na época de eventos, pois confiam na visibilidade dos mesmos, o que diminui o potencial de ganho com a promoção. Assim, orienta-se que a divulgação da promoção de preço tenha suporte de propaganda da empresa em todos os períodos, com ou sem evento.

Fonte: Keller, W. I. Y., Deleersnyder, B., & Gedenk, K. (2019). Price Promotions and Popular Events. Journal of Marketing, 83(1), 73–88.