Por Loise Cristina Schwarzbach

Sabe-se que o processo decisório de compra é afetado pelo estado de limitação financeira – a atenção, a preferência, a escolha e o uso de produtos são diferentes quando o consumidor está em contenção de gastos. Sabendo que esse elemento altera hábitos de consumo, pesquisadores americanos investigaram a relação entre a restrição financeira com uma das atividades mais importantes do comportamento pós-compra: o boca-a-boca. Eles investigaram o efeito da restrição financeira no engajamento do consumidor nessa atividade e descobriram que: Independente do tipo de produto, a restrição financeira diminui o engajamento ao boca-a-boca.
Isso ocorre porque falar de gastos monetários reforça os sentimentos negativos que os consumidores têm da sua situação financeira. Vale ressaltar que isso ocorre somente se o consumidor gastou o próprio dinheiro na compra do bem ou serviço. Ou seja, no consumo de itens gratuitos, mesmo consumidores com restrições financeiras têm a mesma probabilidade de engajamento para o boca-a-boca que os consumidores sem essas restrições.

Fonte: Paley, A., Tully, S. M., & Sharma, E. (2019). Too Constrained to Converse: The Effect of Financial Constraints on Word of  Mouth. Journal of Consumer Research, 45(5), 889-905.